Candidatos à Prefeitura de São Paulo se reúnem com lideranças da Região Brasilândia.

Eduardo de Souza - Jornal Cantareira
Eduardo de Souza - Jornal Cantareira

“Queremos um canal aberto para dialogarmos com a prefeitura de São Paulo”, foi com este apelo que Dom Simão, bispo auxiliar da Região Brasilândia, encerrou o Encontro com os candidatos à Prefeitura de São Paulo. Organizado pela Região Episcopal Brasilândia, no último dia 17, o encontro aconteceu na Creche Menino Jesus – Freguesia do Ó.

 

 A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

proximadamente 300 pessoas se reuniram, eram membros das pastorais sociais, lideranças das comunidades e populares preocupados com a realidade e o futuro da região. Mediado pelo padre Cilto Rosembach, assessor regional das pastorais sociais, o Encontro começou com a apresentação de um Documento elaborado em Mutirão pelos movimentos sociais e lideranças das comunidades, tornando públicos a pauta de reivindicações e os clamores do povo que vivencia a falta de políticas públicas na região.

O “olhar” da Região refletida no Documento apresenta propostas concretas para que os direitos humanos, já garantidos pela Constituição Federal, sejam de fato cumpridos: saúde, habitação e moradia, educação, cultura, direitos humanos, assistência social, juventude, meio-ambiente, segurança pública, transporte, comunicação popular alternativa e participação popular.

Após a apresentação do Documento, cada candidato teve dois minutos para se apresentar. A cidade de São Paulo possui hoje 11 candidatos na disputa pela Prefeitura, destes estiveram presentes: Edmilson Costa (PCB), Ivan Valente (PSOL), Marta Suplicy (PT) sendo esta, representada pelo deputado federal Aldo Rebelo, Renato Reichmann (PMN) e Soninha Francine (PPS). Estiveram presentes também inúmeros vereadores em campanha para a Câmara Municipal de São Paulo.

Cada candidato, embasado nas problemáticas da região teve cinco minutos para apresentar suas propostas, depois ficaram à disposição das lideranças para responder a perguntas, bem pontuais à Brasilândia.

A participação política é um instrumento do cristão na construção de um mundo mais justo e igualitário, sempre em defesa dos mais pobres, e foi em comunhão com toda a Igreja, sob orientação da CNBB que a Região Brasilândia, fundada em 1989, promoveu este Encontro entre os candidatos à Prefeitura.

 Os Bispos do Brasil na 46ª Assembléia Geral da CNBB, em nove de abril de 2008, sugeriram critérios para a votação dos candidatos: “respeito ao pluralismo cultural e religioso; comportamento ético dos candidatos/as; e defesa da vida, da família e da liberdade de iniciativa no campo da educação, da saúde e da ação social, em parceria com as organizações comunitárias.” E ainda apontaram qualidades, que julgam imprescindíveis para os candidatos e candidatas: “honestidade, competência, transparência, vontade de servir ao bem comum, comprovada por seu histórico de vida. Para tanto, reafirmamos o Documento de Aparecida ao “apoiar a participação da sociedade civil para reorientação e conseqüente reabilitação ética da política””.

Foi, portanto, em comunhão com toda a Igreja que a Região Episcopal Brasilândia, fundada em 1989, organizou este encontro com os candidatos à prefeitura de São Paulo, uma oportunidade de refletir, questionar e apresentar suas propostas  àqueles que estarão no poder.

 

Um comentário em “Candidatos à Prefeitura de São Paulo se reúnem com lideranças da Região Brasilândia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s