Jornalistas são feitos reféns por traficantes em Paraisópolis, favela de São Paulo
Segundo o FolhaOnline, um repórter e uma fotógrafa free-lance que faziam reportagem em Paraisópolis, para uma revista de circulação nacional, foram mantidos reféns na noite do dia 24 por homens armados. O equipamento da fotógrafa foi roubado pelos homens que os mantiveram reféns por cerca de 40 minutos.
“Os jornalistas entraram na favela às 10h e passaram o dia circulando a pé. Ao anoitecer, apesar de o governo de São Paulo ter determinado no início deste mês uma ocupação por parte da Polícia Militar no local, os profissionais foram capturados”, diz a Folha. A identidade dos jornalistas não foi divulgada.
A libertação deles ocorreu quando os criminosos os colocaram em um carro e os levaram para um posto de gasolina, na avenida Giovanni Gronchi. Eles não sofreram violência física.
Violência com jornalistas
A ONG Sem Fronteiras foi fundada em 1985 e tem por objetivo defender a liberdade de imprensa pelo mundo, defendendo os jornalistas e colaboradores dos meios de comunicação que estão presos ou perseguidos por suas atividades profissionais, denunciando os maltratos e a tortura em que sofrem em muitos países.
A ONG luta para que acabe a censura e combate toda e qualquer forma de restrição à liberdade de imprensa. Trabalha pela melhoria da segurança dos jornalistas, especialmente em áreas de conflito.
Números da violência em 2008
-
60 jornalistas assassinados
-
1 colaborador de meios de comunicação assassinado
-
673 jornalistas detidos
-
929 agredidos e maltratados
-
353 meios de comunicação censurados
-
29 jornalistas seqüestrados
Com relação à internet
-
1 blogger assassinado
-
59 bloggers detidos
-
45 agredidos
-
1740 sites de informação fechados ou suspensos
fonte: Knight Center for Journalism
Parabéns pelo excelente trabalho!! 🙂
Contudo,
«Nada é permanente neste mundo cruel. Nem mesmo os nossos problemas.»
Visite e participe no fórum «Cais112» onde pode falar de tudo que esteja relacionado com saúde, desemprego, sociedade, desabafos, etc.
Para que possa encontrar ajuda e ajudar o próximo com as sua experiências.
Visite-nos e faça do «Cais112» um cais de entreajuda para quem mais precisa!
http://www.cais112.com
http://www.caisdopensamento.com
CurtirCurtir