Missionários à caminho do sul de Minas…

camiseta_consolata1Um grupo de Leigos Missionários da Consolata – LMC, se prepara para viver uma breve experiência de Missão, durante a Semana Santa. Entre os dias 04 e 12 de abril, sete leigos da Paróquia Nossa Senhora Consolata no Rio de Janeiro e de São Paulo, acompanhados por dois seminaristas IMC da Teologia, partirão para as cidades de Baependi e Varginha, no Sul de Minas, para celebrarem a Páscoa com as comunidades locais.

A atividade faz parte do programa de formação dos LMC e foi organizada em colaboração com os padres José Roberto da paróquia Santa Maria de Baependi, Jean Poul Hansen de São Sebastião em Varginha e Jaime C. Patias, responsável pela formação dos leigos no Instituto Missões Consolata – IMC. Para os trabalhos os leigos estão organizados em dois grupos.

O primeiro ficará em Baependi, cidade de aproximadamente 18 mil habitantes, de economia agropecuária, famosa pelo seu artesanato de bambú e palha, conhecida também por suas mais de 50 cachoeiras. A “cidade presépio”, que conserva seus casarões é destino de romarias de todo o Brasil. A antiga capela da Imaculada Conceição, construída por Nhá Chica, deu lugar ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, e hoje acolhe milhões de fiéis. Lá jazem os restos mortais da Serva de Deus, Nhá Chica, que em vida se dedicou à oração e à caridade e em breve será beatificada.

Já o outro grupo irá para Varginha, cidade “descoberta” por tropeiros e fundada em 1882, que hoje conta com aproximadamente 125 mil habitantes. O seu principal produto de comercialização e exportação é o café. O objetivo desta Missão é proporcionar aos leigos, que se encontram em formação, uma breve experiência em situações fora do seu convívio habitual. Partir para outras realidades faz parte do espírito da Páscoa de Jesus que, Ressuscitado, enviou seus discípulos em Missão. Além de auxiliar e participar nas celebrações da Semana Santa, a programação prevê visita às famílias, aos doentes e encontros de formação. Seguidores da espiritualidade do Bem-aventurado José Allamano, os Leigos Missionários da Consolata no Brasil estão organizados em três comunidades, no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Participam do grupo leigos e leigas, lideranças e agentes de pastoral nas comunidades, que se sentem chamados à vida missionária além-fronteiras.

2 comentários em “Missionários à caminho do sul de Minas…

  1. É muito bacana saber que apesar de tudo nossa Igreja ainda consegue infundir nas pessoas um desejo ardente para que irmos e sermos missionários.

    Parabéns pela matéria!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s