Cadastro com registros de 80 mil jornalistas é disponibilizado para consulta pública

jornalistas em ação, no 9° FSM em Belém - PA
jornalistas em ação, no 9° FSM em Belém - PA

Está disponível no site da FENAJ o banco de dados com registros de jornalistas de todo o Brasil, realizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A relação inclui os registros precários (jornalista/liminar judicial), que dependem de julgamento do Supremo Tribunal Federal. Veja, também, informações sobre o regimento das Comissões de Ética da categoria, denúncia de censura no Maranhão, o 5º Enacom, o pedido de intervenção no Espírito Santo por falta de segurança pública e o registro da morte do repórter fotográfico Antonio Coutinho.

A fonte do cadastro de registro de jornalistas é a Coordenação de Identificação e Registro Profissional do Ministério do Trabalho e os dados são de abril deste ano. Há muito tempo a FENAJ reivindicava esse dados, que estavam dispersos e inacessíveis. “Já encontramos alguns erros e inconsistências no cadastro. Por isso, é importante que quem encontrar problemas envie-nos um e-mail. Vamos reunir todas as críticas e encaminhar um relatório para o ministério”, diz o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. As críticas devem ser encaminhadas para fenaj@fenaj.org.br.

“Enquanto não constituirmos um Conselho Federal para a nossa profissão, ainda vamos depender da boa vontade dos dirigentes e funcionários do MTE”, sentencia Murillo.

Para consultar o banco de dados clique aqui. (o site está temporariamente fora do ar! vamos aguardar!!)

CNE torna público regimento das Comissões de Ética
A FENAJ encaminhou para publicação no Diário Oficial da União a Resolução CNE Nº 01/2009, de 5/5/2009. Nela, a Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas torna público o Regimento Interno padrão a ser adotado pelas Comissões de Ética dos Sindicatos de Jornalistas de todo o País. Esse regimento foi aprovado pelo Conselho de Representantes da FENAJ, em 22 de março, e disciplina a constituição das Comissões de Ética dos Sindicatos, a eleição de seus membros, suas competência e atribuições. A resolução trata, também, da representação, dos trabalhos, da instrução de processos, da sessão de julgamento, das penalidades e das disposições gerais que regulamentam o funcionamento das Comissões de Ética, seus objetivos, finalidades, atribuições e a aplicação do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. A publicação cumpre o que dispõe o artigo 33 do Regimento Interno da Comissão Nacional de Ética.

Jornalista denuncia censura no Maranhão
O jornalista Walter Rodrigues, do Maranhão, foi vítima, no final de abril, de assédio judicial e censura. Liminar concedida pelo juiz do plantão cível do Fórum do Calhau, Raimundo Sampaio Silva, ordenou ao jornalista retirar do blog “Colunão”, no prazo de uma hora, a matéria “Sauaia e o golpe da Caema”, publicada no último dia 28, “abstendo-se ainda de tornar a publicar qualquer outra de cunho semelhante”. Abraham Lincoln Sauaia é o juiz da 6a vara cível citado na matéria. Para não se submeter à censura, mas não caracterizar descumprimento de ordem judicial, Rodrigues retirou o blog da internet e impetrou mandado de segurança com pedido de liminar contra os desmandos.

CUT promove seu V Encontro Nacional de Comunicação
De 15 a 17 de julho, em São Paulo, a CUT realiza seu 5º Encontro Nacional de Comunicação (Enacom). Entre os objetivos do encontro, estão o de contribuir para a consolidação de políticas públicas de comunicação no Brasil e promover a formação de uma rede de comunicação cutista. Mas o principal objetivo é que toda a estrutura da CUT – estaduais e ramos – se aproprie do tema Comunicação como estratégico, seja no dia a dia da central sindical, por meio das secretarias de comunicação de suas estruturas horizontal e vertical, seja na participação do processo da Conferência Nacional de Comunicação.

Um comentário em “Cadastro com registros de 80 mil jornalistas é disponibilizado para consulta pública

  1. Não há informações sobre esta liminar na internet, uns poucos dados antigos, o site está fora do ar para consultas, temporariamente até quando?
    Vocês como Federação Nacional deveriam melhorar essa comunicação.
    Precisamos estar informados, espero atitudes para 2010.
    Lastimo muito ter perdido a oportunidade anos atráz.
    Vou acabar sem ter meu registro, já que a média de vida dos brasileiros é por volta dos 70 anos e eu já tenho 50.
    Vamos ter fé.
    Bom Ano Novo.
    Milton Roberto de Souza.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s