
“Gente simples, fazendo coisas pequenas em lugares pouco importantes consegue mudanças extraordinárias”.
Foi com este provérbio africano, vindo direto de Porto Velho-RO, do 12° Intereclesial das CEBs, que nós, CEBs e Grupos de Rua do Setor Pereira Barreto, nos reunimos em 11/12, na paróquia Nossa Sra. de Fátima – Vila Bonilha, para celebrar o encerramento da Novena de Natal em nossas comunidades. A missa foi presidida por dom Angélico Bernadino Sândalo, bispo emérito de Blumenau e co-celebrada por dom Servílio Conti, imc, bispo emérito de Boa Vista – RR, e pelos padres Edmílson Gongaza, pároco de Nossa Sra. de Fátima e Jaime C. Patias, imc, diretor da revista Missões, da Região Episcopal Santana.
Mais de 150 pessoas das oito paróquias e suas comunidades, que compõem o setor, participaram da missa. Trouxeram consigo símbolos e camisetas que marcaram a caminhada de suas comunidades e grupos de rua, trouxeram também o desejo de em 2010, atuarem mais em conjunto, como Igreja Missionária em unidade. Importante registrar a presença de membros do Setor Nova Esperança, em especial Serginho, Ana Cristina e Gisele que animaram a liturgia com os cantos. Participaram da missa também membros da Comissão Regional das CEBs.

Esta missa foi o primeiro passo visível da rearticulação, que nós, do Setor Pereira Barreto assumimos, desde nossa participação no 12° Intereclesial da CEBs, em julho de 2009, em Porto Velho-RO. O meu, o nosso compromisso para 2010 é caminhar mais unidos, com o pé fincado na realidade do povo, realidade que necessita de uma formação cristã, pastoral, cidadã. Usando a comunicação como instrumento de evangelização, aprendendo a cuidar do meio-ambiente, a lidar e caminhar com a juventude.
Para começar bem o ano, vamos refletir com toda a Região Brasilândia, a Campanha da Fraternidade-2010, com o tema “Economia e Vida”. Será um dia de formação, em 25/01, ainda sem local confirmado. Já no dia 13/02 teremos outro encontro do setor para acertar o calendário de atividades, de formação e a equipe de “coordenadores/comunicadores” das CEBs do Setor Pereira Barreto.
Na tarefa de registrar e dar visibilidade às atividades das CEBs da Região Brasilândia, sempre usei a 3° pessoa, contudo, hoje utilizo este texto, para agradecer aos padres do setor Pereira Barreto pela acolhida e mais uma vez pedir o apoio e a presença de vocês em nossas atividade, os padres são exemplos e estimulam a caminhada das comunidades. Ao padre José Renato, assessor regional e arquidiocesano das CEBs, o meu obrigada pelo voto de confiança, pela aposta e pelo carinho.
Nós, aqui do setor, bem como as milhares de comunidades por todo o Brasil, somos “Gente simples, fazendo coisas pequenas em lugares pouco importantes” e desejamos conseguir mudanças extraordinárias”. Os sonhos continuam, as lutas se renovam e o próprio Cristo, vem nos visitar na noite de Natal, iluminando-nos para 2010.
Feliz Natal!
beijo carinhoso
Karla Maria