Escravidão ainda é realidade em Guarullhos

Mais uma oficina de costura que opera com mão de obra 'escrava' / Foto da Fiscalização do MTE
Mais uma oficina de costura que opera com mão de obra ‘escrava’ / Foto da Fiscalização do MTE

A empresa têxtil Mar Quente Confecções Ltda. de Guarulhos foi incluída, na última terça-feira, no Cadastro dos Empregadores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – a chamada lista suja’- por ter sido flagrada em ação fiscal da pasta o ano passado por submeter seus trabalhadores a condições análogas ao trabalho escravo.

Localizada no Jardim São João (Região São João), a oficina de costura contratada pela empresa contava com três trabalhadores bolivianos que foram libertados da situação degradante em que se encontravam. Ontem, a Folha Metropolitana esteve no local e verificou que ainda há uma família boliviana residindo no espaço que era uma oficina.

“A oficina foi lacrada, o pessoal que trabalhava aqui para mim voltou [para a Bolívia]. Não sei de mais nada, fiquei aqui abandonado”, disse o boliviano que tomava conta da oficina que não quis se identificar à reportagem, afirmando que não há mais trabalho com confecções e que ali apenas reside de aluguel com sua esposa e seu filho.

Na atualização semestral da “lista suja” foram incluídos os nomes de 91 novos empregadores e excluídos 48, em decorrência do cumprimento dos requisitos administrativos. Atualmente o cadastro possui 609 nomes de empregadores flagrados na prática de submeter trabalhadores a condições análogas às de escravo, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

Publicada na Folha Metropolitana, edição de 4 de julho.

Deixe um comentário