Banner, convites e marcadores de página. Tudo está pronto para o lançamento do meu mais novo livro em São Paulo. Estou me referindo a O Peso do Jumbo, histórias de uma repórter de dentro e fora do cárcere, que chega aos leitores da capital paulista no próximo dia 18, uma quarta-feira, às 19h, na Livraria da Paulus da Vila Mariana, o mesmo lugar onde há três anos eu lançava em 2017 meu primeiro livro, o Mulheres Extraordinárias.
Vamos a O Peso do Jumbo. Ele surgiu, inconscientemente, há cerca de 15 anos, mas na prática eu levei um ano e sete meses para realizar todas as viagens, entrevistas, pesquisas, apurações e a elaboração do texto em si. Este livro é, portanto, o resultado de anos e anos de cobertura do sistema carcerário, iniciado em meus tempos de repórter do jornal O SÃO PAULO.
O trabalho de apuração naquele tempo consistia em ver a atuação dos agentes da Pastoral, mas eu não parava aí e conversava com os presos, funcionários do presídio e familiares, que estavam à porta das unidades penitenciárias. Começava ali o interesse por uma realidade que fica à margem da sociedade e que a reflete de modo único, real e constrangedor.

Lembro-me bem da primeira vez que atravessei aqueles muros. O ar suspenso, o barulho das trancas, o cheiro úmido desagradável, o nó no estômago, a garganta seca. O silêncio. Os gritos. Hoje tudo é dramatizado por séries de streaming, mas nada substitui a experiência que fundamenta minha ideia de que quem entra ali sai diferente. Eu saí.
Página 9, O Peso do Jumbo
É prática do jornalismo que busca exercer sua função social, a de informar a sociedade para que ela, munida da verdade, tome suas decisões. Por isso também, minha campanha diária contra a notícia falsa, a popular fake news, que marca a sociedade contemporânea brasileira.
Há muito o que falar sobre este livro, mas ele já está escrito e pronto para a sua leitura. Sugiro fortemente que o leia. E se ainda não te convenci a participar do lançamento no dia 18 ou a comprar este livro, compartilho com você algumas das boas e interessantes entrevistas que concedi nas últimas semanas sobre este trabalho. Escrevê-lo me incomodou, me machucou e espero – sinceramente – que incomode também você.
Data: 18 de março, às 19h
Local: Livraria da Paulus Metrô Vila Mariana (Rua Dr. Pinto Ferraz, 207 / São Paulo)
Informações


|
Eu já o comprei. Agora vou lê-lo. Deve ser cativante como os outros da mesma autora, que já i e reli.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico muito feliz em saber!
Obrigada por seu apoio.
um beijo
CurtirCurtir